sábado, 30 de maio de 2009

Chaves acolhe mais um FESTIMAGE - Festival Internacional da Imagem

A quarta edição do Festimage, que está a decorrer desde 8 de Abril, teve a maior adesão de sempre. Participaram no seu concurso de fotografia e de arte digital 2.847 pessoas, oriundas de 76 países.

Os 50 finalistas serão divulgados no próximo dia 5 de Junho. Dez dias depois serão divulgados os cinco premiados, que serão escolhidos, entre os finalistas, por um júri internacional.

O primeiro prémio é de 5.000 euros. Os seguintes são de 2.500, 1.500, 1.000, 750 e 500 euros.

Os países de onde chegaram mais concorrentes foram a Espanha (com 454 participantes), a Alemanha, (319), a Rússia (304), Portugal (281), o Brasil (222), a Argentina (211), a França (142), a Índia (137) e a Itália (127).

O júri que decidiu sobre quais os trabalhos a admitir a concurso, e que também teve a responsabilidade de apurar os finalistas, foi este ano constituído por fotógrafos docentes do Instituto Português de Fotografia.

Exposição ao ar livre

O Festimage – Festival Internacio-nal da Imagem, é um evento promovido pela Câmara Municipal de Chaves. Todo o concurso é feito, exclusivamente, através da Internet, no site www.festimage.org, que tem versões em português, castelhano, francês, inglês, alemão, italiano e russo.

Em 8 de Julho, com os trabalhos finalistas, é feita uma exposição, que, este ano, decorrerá ao ar livre, no largo das Freiras, no centro da cidade de Chaves. Com alguns dos trabalhos finalistas serão também feitas telas de grandes dimensões, que serão expostas nas fachadas de alguns edifícios da zona histórica da cidade.

O certame do ano passado contou com 2001 concorrentes de 63 países. O seu vencedor foi o in-diano Abhijit Nandi. Em 2007 o Festimage foi ganho pelo também indiano Arup Ghosh, e em 2006 o vencedor foi o colombiano Luís Henry Agudelo.

Os finalistas

Os finalistas deste ano são provenientes de um lote alargado de países: Argentina, França, Roménia, Alemanha Rússia, Holanda, Itália, Espanha, Cuba, Portugal, Índia, Brasil, República Checa, Bulgária, Vietname, Ucrânia, República da Moldávia e Suécia.

in: Semanário Transmontano

Sem comentários: