quinta-feira, 18 de junho de 2009

Comissão Europeia lança concurso de fotografia «Imagine a new world»

No âmbito do Ano Europeu da Criatividade e da Inovação (AECI) 2009, a Comissão Europeia lança hoje, um concurso fotográfico intitulado «Imagine a new world». Convidam-se os fotógrafos, profissionais e amadores, de todas as idades e de todos os países da UE, a darem largas à sua criatividade. Os vencedores eleitos por um júri internacional, serão premiados com equipamento fotográfico e uma viagem à Suécia. O concurso tem o seu próprio sítio web: www.imagine2009.eu . O prazo para envio das fotografias é 31 de Agosto de 2009.

Desde a chegada do novo milénio, o Mundo enfrenta cada vez mais desafios globais ao nível da demografia, do ambiente e dos sistemas de valores. Nesta época de rápidas mudanças, temos de ser flexíveis e criativos e fazer uso pleno da nossa imaginação e da nossa capacidade de inovar.

A Comissão Europeia convida todos os fotógrafos profissionais, amadores e apaixonados por fotografia, a darem largas à sua imaginação e apresentarem trabalhos que expressem a sua visão de um “Mundo Novo”, participando no concurso de fotografia «Imagine a new world» até ao próximo dia 31 de Agosto de 2009.

O júri do concurso «Imagine a new world» será presidido pelo Professor e Presidente da European League of Institutes of the Arts (ELIA), Chris Wainwright ao qual se juntam profissionais de renome no campo da fotografia e da arte como Claude Bussac, Directora de PhotoEspaña; François Hébel, Director do evento Rencontres d'Arles, França; Orsolya Kőrösi, Directora executiva da Casa da Fotografia da Hungria; Vangelis Ioakimidis, Director do Museu de Fotografia de Salónica; Elina Brotherus, fotógrafa e artista (vídeo), Finlândia, e Klavdij Sluban, fotógrafo francês de origem eslovena.

O público europeu será chamado a seleccionar o vencedor do prémio «Favorito do Público» mediante votação no website da competição. Os quatro vencedores do concurso receberão como prémios, equipamentos fotográficos e uma viagem a Estocolmo para participarem na cerimónia de encerramento do Ano Europeu da Criatividade e Inovação 2009.

Para saber como participar e conhecer o regulamento do concurso, os interessados devem visitar o website criado especialmente para esta competição em www.imagine2009.eu

O concurso de fotografia é uma das várias iniciativas organizados pela Comissão Europeia no quadro do Ano Europeu da Criatividade e da Inovação 2009 (AECI). Com o slogan «Imaginar, Criar, Inovar.», o AECI 2009 tem como objectivo sensibilizar os cidadãos para a importância da criatividade e da inovação enquanto competências-chave do desenvolvimento pessoal, social e económico. Através desta iniciativa, a UE procura moldar o futuro da Europa no contexto da globalização, promovendo o potencial criativo e inovador que existe em todos nós.

Mais informações em:

Sítio web oficial do concurso: www.imagine2009.eu
Sítio web oficial do Ano Europeu da Criatividade e da Inovação: http://create2009.europa.eu

Contactos:
Isabel Antão: 210 307 800; iantao@cec-online.pt
Sara Filipe: 210 307 800; sfilipe@cec-online.pt

Sem comentários: