segunda-feira, 22 de junho de 2009

Fotógrafa moldava vence Festimage


A fotógrafa Victoria Balaban, da Moldávia, venceu o Festimage- Festival Internacional da Imagem 2009, que se realizou em Chaves pela quarta vez. O trabalho premiado foi uma fotografia, a preto e branco, Black. Balaban vai receber um prémio de 5 mil euros.

No segundo lugar classificou- -se o italiano Daniele Cascone, com uma composição digital da sua série A concrete wall. O prémio é de 2500 euros. O terceiro prémio, no valor de mil euros, foi ganho pelo fotógrafo francês Benoît Rousseau, com um tríptico a cores. O holandês Huib Limberg ficou em quarto lugar e terá direito a um prémio de 750 euros. Ly Hoang Long, do Vietname, conseguiu o quinto lugar, a que corresponde um prémio de 500 euros. O Prémio do Público, no valor de mil euros, foi ganho pelo francês Yvon Buchmann.

O júri oficial foi constituído pelo fotógrafo português André Brito, por Claudio Pastrone, director do Centro Italiano de Fotografia de Autor, Juan Palmer, presidente da Confederação Espanhola de Fotografia, Natalya Zaharova, directora da escola de fotografia Petersburg Photoworkshops, da Rússia, e por Shahidul Alam, do Bangladesh, presidente da Bangladesh Photographic Society e fundador do Pathshala - South Asian Institute of Photography.

A quarta edição do certame teve a maior adesão de sempre. Participaram neste concurso de fotografia e de arte digital 2847 pessoas, oriundas de 76 países.

O Festimage - Festival Internacional da Imagem, é promovido pela Câmara Municipal de Chaves e decorre na Internet, no site www.festimage.org, que tem versões em sete idiomas.

in: DN

Sem comentários: